Os Desfiles das das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, suspenso em 2021 e transferido para abril de 2022 devido a pandemia, começam nesta quarta-feira (20/04) no Sambódromo da Av Marques de Sapucaí, no centro da cidade.
Sete escolas de samba da Série Ouro abrem o maior espétaculo da terra na Cidade Maravilhosa. Na quinta-feira (21/04) mais oito agremiações, do mesmo grupo, encerram a disputa da segunda divisão. Nos dois dias seguintes a avenida será ocupada pelas escolas do Grupo Especial.
A noite desta quarta promete um grande espetáculo. Das sete agremiações de hoje, cinco delas já figuraram no Grupo Principal. Cada agremiação terá o mínimo de 45 minutos e o máximo 55 minutos para passar pela Avenida.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA – 20.04.2022
21h00 – Em Cima da Hora
Vindo da Intendente Magalhães, quem abre a noite do desfile é a Em Cima da Hora com o enredo “33 – Destino Dom Pedro II”, uma reedição do Carnaval de 1984, quando a escola desfilou na estreia do Sambódromo pelo grupo 1-B. “Dom Pedro II” era o nome da estação de trem que em 1899 passou a se chamar Central do Brasil.
Entre 21h45 e 21h55 – Acadêmicos do Cubango
Vai homenagear a atriz e yalorixá Chica Xavier, com o enredo “Chica Xavier, a mãe baiana do Brasil“. A escola vai relembrar a trajetória artística de Chica, que fez papéis marcantes e populares em mais de 50 novelas, além do teatro e do cinema.
Entre 22h30 e 22h50 – Unidos da Ponte
A homenagem à Irmã Dulce vem através do enredo o enredo “Santa Dulce dos Pobres – o anjo bom da Bahia“. A Beata que dedicou sua vida a fazer caridade na Bahia, teve sua fé inabalável, foi admiradora das artes e até do futebol.
Entre 23h15 e 23h45 – Unidos do Porto da Pedra
Vai trazer nesta quarta-feira o enredo “O Caçador que traz Alegrias” para homenagear mãe Stella de Oxóssi. Um das mais importantes mães de santo do Brasil. Mulher negra que soube defender seus direitos como mulher e mãe de santo. Graças a seus livros, transformou a sabedoria da oralidade da religião de matriz africana
Entre 0h e 0h40 – União da Ilha do Governador
A tricolor insulana escolheu exaltar a fé por Nossa Senhora Aparecida. O enredo “O vendedor de orações” vai contar a história da santa através do milagre da libertação do escravo Zacarias, que, num ato de fé, se vê livre das correntes quando estava a caminho do castigo.
Entre 0h45 e 1h35 – Unidos de Bangu
Sexta a desfilar, a Unidos de Bangu traz o enredo “Deu Castor na cabeça”, que vai homenagear o bicheiro Castor de Andrade, entrelaçando a vida do patrono do Carnaval e do futebol com a história do bairro da Zona Oeste e do Bangu Atlético Clube. A escola vai mostrar o desenvolvimento do bairro a partir da fábrica de tecidos na homenagem ao contraventor, o mecenas do samba em Bangu e Padre Miguel.
Entre 1h30 e 2h30 – Acadêmicos do Sossego
O Acadêmicos do Sossego fecha o primeiro dia de desfile com o enredo “Visões Xamânicas”. A escola vai promover um encontro entre líderes espirituais e povos indígenas de todo o mundo para buscar uma solução para a sobrevivência da Terra.