A São Clemente divulgou seu enredo para o carnaval de 2023, onde vai disputar o titulo da Série Ouro entre as escolas de samba do Rio de Janeiro. Propondo irreverência, o carnavalesco Jorge Silveira já trabalha no projeto intitulado “O achamento do velho mundo“. A entrega da sinopse será no próximo dia 14.
Leia abaixo a divulgação da escola para divulgação do seu enredo
Se é pra falar de identidade eu tenho repertório! A São Clemente construiu sua trajetória através de uma sequência de enredos críticos e irreverentes. Cria das areias de Botafogo, a escola da Zona Sul nasceu envolta pela espontaneidade carioca, do carnaval de rua, do futebol e de toda essência que paira no ar dessa cidade que respira o carnaval. Ela tem tatuada na pele a alma do Rio de Janeiro; o Pão de Açúcar gravado em seu pavilhão.
Sua voz sempre foi uma forma de defender os interesses da massa, se colocando ao lado do povo. Foi assim quando ela denunciou o problema dos menores abandonados; quando mostrou mais de uma vez os males que assolavam a nação; quando colocou o dedo na ferida da educação; até mesmo quando o “samba sambou” (parte 1 e “o retorno”). “São Clemente consciente, irreverente”. Suas bandeiras sempre foram as pautas que mais importavam a população, afinal “maiores são os poderes do povo”.
E sempre fez isso com o melhor do bom humor do carioca, lembrando sobretudo que é carnaval! Que é através da catarse dessa festa que nós nos conhecemos e nos reinventamos todos os anos. Sempre invertendo a lógica, propondo a reflexão, nos fazendo pensar “fora da caixinha”. Esse é o jeito de ser da São Clemente: carioca da gema do ovo.
A adversidade faz parte de toda caminhada. Tropeço também. Mas só se levanta quem tropeça. E ela já se levantou, sacudiu a poeira (no caso, a areia de Botafogo) e está se aprontando para brilhar mais uma vez na Sapucaí. Ela é carioca: adversidade a gente come com farofa! “Não adianta jogar água malandragem, que a poeira vai subir”. “Afinal “sou eu que faço a Zona Sul vibrar”.
Em 2023 a São Clemente vai fazer uma viagem no tempo, de um jeito que só ela sabe fazer. Vamos propor uma reflexão muito bem humorada na avenida: e se fosse ao contrário? Vem ai …
Convidamos os compositores e a imprensa para entrega da sinopse oficial na quadra da São Clemente dia 14 às 20 horas.
Em 2014, o carnavalesco contribuiu com o enredo de titulo semelhante na escola de samba virtual GRESV Mocidade.