A Praia Vermelha, na Urca, será palco de um encontro único entre fé e samba na próxima segunda-feira, dia 30 de dezembro, às 21h. O renomado sacerdote Anderson de Oxoguian realizará o tradicional ritual do Barco de Iemanjá, celebrando a renovação de energias e a conexão com a natureza.

Além de ser um líder espiritual na Religião de matriz africana há mais de 30 anos, o Babalorixá Anderson também é diretor de carnaval da Unidos do Cabuçu, trazendo para o evento sua paixão pela cultura popular. A cerimônia, que acontece há mais de 20 anos, costuma reunir sambistas, artistas e personalidades como Cissa Guimarães, Beth Faria e Neguinho da Beija-Flor.

O ritual do Barco de Iemanjá celebra a força e a resistência da negritude, presente tanto no samba quanto nas religiões de matriz africana. “Minha missão é conectar o profano ao sagrado, promovendo trabalhos espirituais, limpezas e consagrações, com fundamentos na força dos orixás“, explica Pai Anderson.

O evento também destaca a importância da preservação ambiental, com restrições ao uso de materiais não biodegradáveis. “Respeitamos a natureza e seguimos fortalecendo nossa conexão com Yemanjá e os orixás com responsabilidade e consciência“, enfatiza o sacerdote.
Fotos Divulgação