O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, não será mais o tema do enredo da escola de samba União Cruzmaltina, que desfila na Série Prata, terceira divisão da capital carioca.
Desde o lançamento, o enredo não agradou torcedores da agremiação, ligada a torcida do clube Vasco da Gama. Cabral governou o Estado do Rio de Janeiro de janeiro de 2007 a abril de 2014 mas acabou preso e condenado na Operação Lava Jato, em 2016. Ele era suspeito de liderar uma organização apontada responsável por fraudar licitações.
Em nota oficial, a diretoria da escola Cruz Maltina atribuiu a mudança em virtude de notícias recentes que envolve Clube de São Januário.
Vale ressaltar que o estádio de São Januário segue interditado pela Justiça, após derrota do clube para o Goiás, pela 11ª rodada do Brasileirão, quando torcedores atiraram rojões, quebraram estruturas e entraram em confronto com a polícia. O Vasco recorreu da decisão no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que vai analisar o recurso e, caso admitido,o processo será remetido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
O ex Governador também se manifestou pela troca do enredo, deixando a história do próprio clube como opção mais plausível.