A União da Ilha encerrou os ensaios técnicos da Série Ouro, no sábado, dia 21 de janeiro de 2023.
Rebaixada do Grupo Especial em 2020, após dez anos consecutivos na elite do carnaval carioca, a Tricolor Insulana aposta no enredo em homenagem ao centenário de sua madrinha, a Portela, na disputa da única vaga de acesso ao Grupo de Elite do Carnaval carioca.
“O Encontro das Águias no Templo de Momo” é desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, que promete unir as águias – símbolo da Portela e da União da Ilha – para resgatar a magia e a alegria do carnaval, na Sapucaí.
De volta à agremiação após quatro anos, Márcio Moura, coreógrafo da Comissão de Frente, abriu o ensaio da escola
Thiaguinho Mendonça e Amanda Poblete, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, se apresentaram em seguida. Em 2023, os dois darão expediente duplo na Sapucaí, pois além da Ilha, eles formam o segundo casal da Unidos da Viradouro, no Grupo Especial.
A “BATERILHA” comandada por Mestre Marcelo Santos, contou a presença da Rainha Juliana Souza, em seu segundo ano à frente dos ritmistas.
Estreando na escola, o intérprete Igor Vianna, comandou o carro de som embalado pelo samba deste ano, obra de 10 compositores, entre eles Almir Da Ilha, Diogo Nogueira, e Noca da Portela.
O ensaio também contou a presença da Rainha da escola, Graciele Bracco, a Chaveirinho. E com o time de Musas composto por Giovana Vinhaes, Ingrid Banzo, Priscila Cristina, Rebecca Rolszt, Juliany Dantas, Tatiana Breia, Ana Fragoso, Luciana da Silva e Dani Styles.
3º colocada no ano passado, a tricolor insulana será a sexta escola a desfilar no sábado de carnaval, 18 de Fevereiro de 2023.