RJ – União da Ilha lança Enredo inspirado no livro “Amoras”, do rapper Emicida

A União da Ilha fez festa na sua quadra para divulgar o Enredo para o carnaval de 2024. O evento da tricolor insulana contou com participação da Imperatriz Leopoldinense, atual campeã do Grupo Especial.

No próximo ano a escola vai desfilar com o enredo “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo!”. O tema é inspirado livremente no livro “Amoras”, do rapper Emicida, e em outras histórias infantis da Literatura Negra brasileira. A proposta é levar um conto com a presença de dois personagens pretos – Doum e Amora – que, juntos, apresentarão nossa narrativa carnavalesca.

Em “Amoras”, Emicida conta a história de uma garotinha que reconhece sua identidade a partir de uma conversa com o pai, debaixo de uma amoreira. Com referências à cultura e à resistência negra, o livro fala sobre representatividade e negritude com as crianças. Na música que originou a história, a pequena está debaixo de uma amoreira com o pai, quando este comenta sobre a beleza das amoras. Quanto mais pretas, mais doces. É aí que a menina se reconhece e assimila sua própria identidade. 

Mergulhada no lirismo de tais contos infantis, a União da Ilha cria uma viagem fantástica pelo olhar da inocência de uma criança enquanto fio condutor para transformar o mundo – de Ibejis a Obatalá – trazendo inúmeros exemplos que reafirmam que “quanto mais escuras, mais doces” serão as nossas referências. O enredo tem a assinatura do carnavalesco Cahe Rodrigues.

A União da Ilha será a desfilar no dia 10 de Fevereiro, sábado de carnaval, pela Série Ouro.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp