A União de Maricá lançou seu enredo nesta segunda-feira, 17, em sua quadra, no litoral fluminense. Preparando-se para desfilar pela Série Ouro, a escola produziu um curta-metragem de ficção sobre a vida e obra do Compositor Guaraci Sant’anna, tema central do enredo que irá apresentar em sua estreia na Marquês de Sapucaí. O filme leva o mesmo nome do enredo: “O esperançar de um Poeta“, uma grande homenagem aos compositores que mudam vidas a partir de seus versos e melodias.
A obra cinematográfica, que teve a direção do carnavalesco André Rodrigues e de Luciano Xavier, contou com 60 profissionais. Luciano atuou na direção de projetos como o filme “Dona Flor e seus dois maridos” e nas novelas “Império” e “Além do Tempo“, ambas da TV Globo. Para ele, o curta será ainda mais especial para os poetas da escola de Maricá. O samba vencedor na disputa interna da escola ganhará R$ 75.000,00.
– É um projeto inovador. Queremos fazer com que os compositores se inspirem através do filme que produzimos. Ele nada mais é do que uma fonte de inspiração. O nosso desejo é que eles mergulhem no universo que estamos mostrando no vídeo – destacou Luciano.
Esta é a pela primeira vez, no Brasil, que uma escola de samba produziu um curta metragem para o lançamento no enredo. Além do carnavalesco André Rodrigues, o desenvolvimento do tema conta ainda com Igor Trindade, João Vitor Silveira e Kamila Maria, membros da equipe de pesquisas.
O ator Milton Filho interpretou o compositor protagonista no curta metragem. Com trajetória de sucesso no palco, na TV e no cinema, o ator coleciona destaques em espetáculos premiados e também segunda temporada da série Dom, série mais assistida de língua não inglesa no mundo.
Luciano Xavier, um dos Diretores do curta, e o Diretor de Fotografia Ricardo Vida, contam da experiência de participar do projeto até então inédito no mundo carnavalesco.
Guaraci Sant’anna, mais conhecido como Guará, foi um cantor e compositor carioca, nascido em 13 de agosto de 1955. Sua trajetória como artista foi marcada por diversos sucessos como o samba “Sorriso Aberto”, interpretado pela saudosa Jovelina Pérola Negra. O samba foi faixa-título do terceiro álbum solo da cantora carioca, e desde então permaneceu como sucesso infalível nas rodas de samba armadas Brasil afora.
Guará também é autor do clássico samba enredo da Em cima da Hora, “33 – Destino de D. Pedro”, composto para o carnaval de 1984. No carnaval também compôs e venceu sambas no Acadêmicos do Engenho da Rainha. O compositor faleceu em Julho de 1988. A União de Maricá, que participa do carnaval da cidade do Rio de Janeiro desde o ano de 2016, será a 6ª escola a desfilar na Sexta-Feira, dia 09 de Fevereiro de 2024.