RJ – Unidos da Vila Santa Tereza celebra a ancestralidade com enredo sobre o Jongo da Serrinha e Vovó Maria Joanna para o Carnaval de 2025

A Unidos da Vila Santa Tereza anunciou o enredo para o Carnaval de 2025: “Salve Vovó Maria Joanna Rezadeira! Salve o Jongo da Serrinha! Saravá, saravá, saravá!”. A escola de samba levará para a Sapucaí a história do Jongo da Serrinha, uma das mais tradicionais manifestações culturais afro-brasileiras, através da perspectiva de uma de suas figuras mais emblemáticas: Vovó Maria Joanna Monteiro.

Vovó Maria Joanna, mulher preta, parteira, rezadeira e líder comunitária, foi um dos pilares da comunidade da Serrinha e uma das fundadoras da escola de samba Império Serrano. O enredo irá traçar a história do Jongo da Serrinha desde seus fundamentos até os dias atuais, exaltando a importância dessa tradição cultural para a identidade afro-brasileira.

O desenvolvimento do enredo estará sob a responsabilidade do carnavalesco Edu Gonçalves, que estreia na Vila Santa Tereza. A sinopse foi escrita por Edu Gonçalves em parceria com os enredistas e pesquisadores Guilherme Niegro e Vivian Pereira, membros do grupo Quilombo do Samba.

No ultimo carnaval a Vila Santa Tereza conquistou o quarto lugar na Série Prata do carnaval carioca.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp