Atual campeã da Série Ouro e de volta ao Grupo Especial, a Unidos do Porto da Pedra, abriu a temporada de ensaios técnicos do Grupo Especial neste Domingo, dia 07 de janeiro de 2024. A comunidade da escola de São Gonçalo tomou conta da Marquês de Sapucaí para testar seu canto e evolução.
A vermelha e branca vem para disputar o título da primeira divisão do carnaval carioca com o enredo “O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular“. Desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes e pelo enredista Diego Araújo, o tema vai abordar um almanaque da era medieval, que foi escrito na Espanha, e depois de 200 anos, chegou no Brasil e se popularizou no Nordeste.
O cortejo gonçalense iniciou com a apresentação da comissão de Frente comandada por Júnior Scapin, que estreou na escola trabalhando para manter o histórico de boas apresentações do quesito.
Dançando juntos pela primeira vez e mostrando um belo bailado, Rodrigo França e Denadir Garcia formam o 1° casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira do Tigre de São Gonçalo. Rodrigo segue no posto desde o carnaval de 2018 e Denadir, que já defendeu o pavilhão em 2011, retorna à escola após 13 anos.
Destaque para o belo time de Musas composto por nomes como Isadora Marinho, Paolla Nascimento, a atriz Giovana Cordeiro, a cantora Valesca Popozuda e Luísa Langer.
Vindo de excelentes notas em 2022 e 2023, a bateria sob o comando do experiente Mestre Pablo, em seu sétimo carnaval consecutivo à frente dos ritmistas da Ritmo Feroz, deu show de cadência durante todo o ensaio. A paulistana Tati Minerato se destacou e esbanjou simpatia em mais um ano como Rainha da Bateria.
Wantuir de Oliveira, um dos mais experientes intérpretes do carnaval carioca, conduziu de forma brilhante o excelente Samba-enredo da escola.
Sem desfilar no Grupo Especial desde 2012, a Unidos do Porto da Pedra promete um grande espetáculo sendo a primeira escola de Domingo, dia 11 de Fevereiro de 2024.
Fotos Alexandre Vidal