RJ – Unidos do Viradouro doa baleia estilizada para ser apresentada na Festa da Baleia de Itapuã

Neste ultimo Sábado (16), Itapuã, em Salvador na Bahia, pode conhecer um pouco da homenagem que a Unidos de Viradouro fez para as lavadeiras da famosa lagoa local. A escola de samba niteroiense resolveu doar a Baleia inflável etilizada que fez parte do desfile campeão de 2020. A apresentação da escultura aconteceu no Parque Metropolitano do Abaeté e reuniu mais de 50 pessoas.

Foto Arquivo pessoal/Cristiano Loureiro

O bairro de Itapuã ficou famoso por décadas, através da economia gerada com a caça de baleias. Eram das baleias que viam o óleo que iluminava os candeeiros da cidade de  Salvador e de todo Recôncavo Baiano. Em 1988, após proibição da caça aos animais, os artistas Waly Salomão e João Loureiro criaram uma baleia inflável que passou a fazer parte da tradicional lavagem do bairro na Festa da Baleia de Itapuã, durante o carnaval.

Em 2021, o bairro não fará a festa da baleia em decorrência da pandemia de Covid-19, mas os organizadores prometem usar o presente na edição de 2022. A nova baleia fará companhia à antiga que será trocada em breve.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp