Neste ultimo Sábado (16), Itapuã, em Salvador na Bahia, pode conhecer um pouco da homenagem que a Unidos de Viradouro fez para as lavadeiras da famosa lagoa local. A escola de samba niteroiense resolveu doar a Baleia inflável etilizada que fez parte do desfile campeão de 2020. A apresentação da escultura aconteceu no Parque Metropolitano do Abaeté e reuniu mais de 50 pessoas.
O bairro de Itapuã ficou famoso por décadas, através da economia gerada com a caça de baleias. Eram das baleias que viam o óleo que iluminava os candeeiros da cidade de Salvador e de todo Recôncavo Baiano. Em 1988, após proibição da caça aos animais, os artistas Waly Salomão e João Loureiro criaram uma baleia inflável que passou a fazer parte da tradicional lavagem do bairro na Festa da Baleia de Itapuã, durante o carnaval.
Em 2021, o bairro não fará a festa da baleia em decorrência da pandemia de Covid-19, mas os organizadores prometem usar o presente na edição de 2022. A nova baleia fará companhia à antiga que será trocada em breve.