RJ – UPM exalta ancestralidade com enredo sobre o Terreiro Ilê Axé Iyá Nassô, o mais antigo em atividade

A Unidos de Padre Miguel se prepara paraseu retorno ao Grupo Especial do carnaval carioca em 2025. Guiada pelas bênçãos de Xangô, a agremiação da Zona Oeste levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Egbé Iya Nassô”, uma narrativa que celebra a trajetória do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho.

Idealizado pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato, o enredo temo desenvolvimento dos Enredistas Victor Marques e Clark Mangabeira.

O Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, também conhecido em iorubá como Ilê Axé Iyá Nassô Oká. Mais que um simples templo, este santuário sagrado é um dos mais antigos e venerados da religião dos Orixás, servindo como berço de fé, cultura e resistência afro-brasileira.

Dele, nasceram centenas de outros terreiros espalhados pelo Brasil, incluindo os famosos templos do Gantois e do Axé Opô Afonjá, perpetuando um legado ancestral que transcende gerações. Em um tributo à grandiosidade do Terreiro, o poeta Francisco Alvim, inspirado pelo historiador Edson Carneiro, o denominou “Mãe de Todas as Casas”

No próximo carnaval, a UPM abre os desfiles de Domingo, no dia 02 de Março de 2025.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp