A Unidos de Vila Isabel volta às origens do samba neste sábado (6) para um encontro especial na histórica Pedra do Sal. O evento gratuito marca a apresentação dos três sambas finalistas da disputa que escolherá o hino oficial da azul e branca para o Carnaval 2026. A celebração, que começa às 15h, é um gesto de respeito à Pequena África, o berço do samba carioca.

A escolha da Pedra do Sal para esta etapa da disputa não é por acaso. Neste ano, a escola homenageia Heitor dos Prazeres com o enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”. O pintor, compositor e sambista tinha uma relação íntima com a região, que servia como ponto de encontro para grandes nomes da cultura e da religiosidade afro-brasileira.

“Levar nossa disputa para a Pedra do Sal é um gesto de respeito e reconhecimento às raízes do samba e à história da Pequena África. É um momento de celebrar a ancestralidade e aproximar a comunidade dessa etapa tão importante para o nosso desfile”, destaca Moisés Carvalho, diretor de Carnaval da escola.
A grande final da disputa está marcada para o dia 12, na quadra da Unidos de Vila Isabel, onde a agremiação irá finalmente anunciar o samba vencedor.