Como já é tradição em qualquer disputa, acaba um campeonato e já começam as mudanças para um novo ciclo. Escolas de Samba da Série Ouro e Grupo Especial iniciaram suas contratações, demissões e renovação de contrato ainda antes da apuração do carnaval de 2023.
O Arranco do Engenho Dentro abriu os desfiles da Série Ouro e amargou a 11º colocação falando de Zé Espinguela. Mesmo se mantendo no Grupo, a agremiação anunciou a saída de Mestre Cabide. a bateria de Cabide recebeu duplo 9.9 e outras duas nota máximas. Conforme postagem nas redes sociais, a decisão partiu do próprio profissional. André Cabide esta à frente da bateria da escola desde o carnaval de 2019. Outro que se despediu da escola, é o carnavalesco Antonio Gonzaga.
A Unidos de Padre Miguel, vice campeã da Série Ouro, anunciou a renovação do Intérprete Bruno Ribas, do mestre de bateria Dinho, que este ano completou doze anos na agremiação, e do coreógrafo David Lima, indo para para seu décimo primeiro carnaval consecutivo assinando a comissão de frente da UPM. Neste ano, a bateria e a Comissão de Frente da vermelha e branca gabaritam o quesito. Com a renovação, Bruno Ribas vai para o segundo ano conduzindo o carro de som do Boi Vermelho.
A dupla de carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves não estarão na agremiação para o próximo carnaval. A saída da dupla se deu de forma amigável após reunião entre a direção da escola e os profissionais.
Poucas horas após os desfiles de ano, o carnavalesco Jorge Silveira anunciou sua saída da São Clemente. A escola de Botafogo ficou na 7º colcação entre as 15 que desfilaram na Série Ouro.
Meu foco sempre foi resgatar sua identidade : irreverente , carioca e leve. Tenho a sensação do dever cumprido . Obrigado amigos que sempre me apoiaram e incentivaram minha trajetória na preto e amarelo de Botafogo .
O GRES Em Cima da Hora comunicou a saída do primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Johny Mattos e Jack Gomes. A dupla estava em seu segundo Carnaval juntos na agremiação. Este ano receberam duas notas máximas e duplo 9.9.
Rebaixada para Série Ouro no próximo ano, o Imperio serrano fez comunicado para informar que a nova equipe do Império Serrano para 2024 será definida pela diretoria que for eleita na votação entre os associados da escola no mês de maio.
No entando a escola usou as redes sociais para comunicar o desligamento definitivo de Marlon Flôres e Danielle Nascimento da função de primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola. O casal recebeu as piores notas do quesito no Grupo Especial: 9,8 9,8 9,7 9,7.
A Grande Rio, sexta colocada no Grupo Especial, renovou com o elenco para disputar o título de 2024.
Na Unidos da Tijuca, a saída da Porta Bandeira Denadir Garcia foi anunciada. A decisão partiu da profissional. Nona colocada, a escola do Morro do Borel, anunciará futuramente o nome da substituta na defesa do pavilhão principal. Vindo da Portela, Lucinha Nobre assume o pavilhão.
A escola do Borel, que contou com o carnavalesco Jack Vasconcelos no desenvolvimento dos carnavais 2022 e 2023, anunciou que não seguirá com os serviços do profissional para o Carnaval 2024. Para substituir Jack, a escola trouxe o carnavalesco Alexandre Louzada, que estava na Beija Flor.
A agremiação renovou o contrato de Sergio Lobato como coreógrafo da comissão de frente do carnaval 2023. A comissão de frente tijucana gabaritou a nota máxima do quesito no último carnaval.
Para o Carnaval 2024, o Salgueiro desligou o Diretor de Carnaval Juninho Fonseca, e o Diretor de Harmonia, Fagney Lins. Após amargar seu pior resultado em 15 anos, um sétimo lugar, a vermelha e branca da Tijuca contratou Wilsinho Alves, para assumir a Direção de Carnaval, e Luan Teles para dirigir o barracão.
Quinta colocada no Grupo Especial, a Estação Primeira de Mangueira renovou o contrato de todo elenco, exceto com a coreógrafa Claudia Motta que se despede da Verde e Rosa. A comissão de Frente foi o pior quesito da Mangueira, recebendo as seguintes notas: 9.8 9.9 9.8 e 9.9.
Na Tuiuti, o intérprete Wander Pires continua na escola de São Cristóvão para o Carnaval 2024. Por enquanto a única confirmação na escola do bairro de São Cristóvão. O Paraíso do Tuiuti foi a oitava colocada no Grupo Especial.
Após três carnavais (2020, 2022 e 2023) chegou ao fim o ciclo de Renato Lage e Marcia Lage na Portela. A saída do casal foi feita em comum acordo com a escola.
Após o caótico desfile deste ano, quando comemorava seu centenário e amargou a 10º colcação, a diretoria da azul e branca de Madureira também informou que a porta-bandeira Lucinha Nobre não seguirá na escola para o Carnaval 2024. A experiente porta-bandeira teve problemas com a peruca que fazia parte da fantasia, perdendo 0,3 nos dois últimos módulos de julgamento. Em sua segunda passagem pela escola, Lucinha atuou nos carnavais de 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023.
Na luta para reformular o elenco, a Portela contratou Júnior Schall, para compor a Direção de Carnaval, Squel Jorgea para substituir Lucinha como a nova porta-bandeira da escola, além de renovar o mestre Nilo Sérgio. Júnior foi campeão em escolas como Mangueira e Vila Isabel e já atuou na Majestade do Samba nos carnavais de 2018 e 2019.
Squel tem grande experiência como porta-bandeira tendo passagens pela Grande Rio, Mocidade e Mangueira, onde foi campeã em 2016 e 2019.
Mestre Nilo Sérgio está há 18 anos no comando da bateria Tabajara do Samba. Neste carnaval, perdeu apenas 0, que foi descartado.
Na Vila Isabel, terceira colocada, todos seguem com contratos renovados. A escola da zona norte do Rio promete mais um grande espetáculo em 2024.
Coração leve, missão cumprida e fé no futuro: nossos craques seguem com o Povo do Samba em 2024!
Cada um desses profissionais foi um exemplo de dedicação e amor ao nosso pavilhão em 2023. Todos foram decisivos para que fizessemos um desfile histórico. Agora vamos todos seguir trabalhando juntos porque o próximo carnaval é logo ali!Na Beija Flor, o carnavalesco Alexandre Louzada optou por sair. Para 2024, a escola de Nilópolis vai contar com André Rodrigues no comando plástico do carnaval. A Beija Flor ficou na quarta colocação.
A Vice Campeã Unidos do Viradouro ainda não anunciou mudanças em seu elenco. A campeã Imperatriz foi na máxima em que “time que está ganhando, não se mexe”. A Presidente Catia Drumond tratou de renovar o contrato de todos os seus profissionais.