RS – Apuração do carnaval de Porto Alegre será nesta terça-feira (10/05) no Porto Seco

A apuração do Carnaval 2022, em Porto Alegre, será nesta terça-feira, 10, às 15h, no Complexo Cultural do Porto Seco. O trabalho começa pela análise e validação das ocorrências apontadas pelos fiscais de desfile. Também serão avaliados os eventuais recursos e defesas apresentados. Não havendo recursos pendentes, os envelopes serão abertos e será feita a leitura das notas e a homologação imediata do resultado. 

Serão avaliados os seguintes quesitos: bateria; samba-enredo; harmonia musical; tema-enredo; fantasia;
evolução; mestre-sala e porta-bandeira; alegorias. O corpo de jurados, formado por 24 participantes, sendo três para cada quesito, ficaram instalados em três cabines ao longo da pista de desfiles. Todos os jurados terão a mesma participação no julgamento, entretanto será descartada a menor nota atribuída, chegando-se aos resultados finais com a soma das duas maiores notas de cada quesito. Os empates serão decididos sucessivamente pelas notas obtidas na ordem de julgamento dos quesitos. 

Os desfiles estavam previstos para ocorrer entre 18 e 20 de março, como parte das comemorações dos 250 anos da cidade, foram transferidos para maio em função da alta nos casos de Covid. A última campeã do carnaval de Porto Alegre foi a escola Bambas da Orgia, em 2020.

Neste ano de retomada,  o acesso e descenso se dará da seguinte forma:
– A escola classificada em nono lugar no Grupo Ouro será rebaixada para o Grupo Prata em 2023.
– As escolas classificadas em primeiro e segundo lugares do Grupo Prata ascenderão ao Grupo Ouro em 2023.
– Não haverá descenso de escola do Grupo Prata para o Grupo Bronze.
– As escolas classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares do Grupo Bronze ascenderão ao Grupo Prata em 2023.
– As escolas classificadas em quinto e sexto lugares do Grupo Bronze não desfilarão em caráter competitivo no Carnaval Oficial de Porto Alegre pelo prazo de dois anos, podendo desfilar na categoria convidadas.
– As escolas de samba convidadas em 2022 não serão julgadas, não acumularão pontuação e também não haverá avaliação e competição na categoria Tribo Carnavalesca.

CARNAVAL 2022

A primeira noite do Carnaval 2022 começou na sexta-feira, 6, com o desfile das escolas do Grupo Prata. As apresentações seguiram no sábado, 7, com o Grupo Ouro, e domingo, 8, com o Grupo Bronze.

As nove escolas do grupo ouro, que desenvolveram seus enredos por 60 minutos, foram: Fidalgos e Aristocratas, seguida de Acadêmicos de Gravataí, União da Vila do IAPI, Império do Sol, Bambas da Orgia, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina e, por fim, a Império da Zona Norte.

E na sexta (6), primeiro dia de desfiles, foi a vez do grupo prata desfilar, com as escolas Tribo Carnavalesca Os Comanches, Unidos da Vila Mapa, Copacabana, Realeza, Praiana, Unidos de Vila Isabel, União da Tinga, Academia de Samba Puro.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp