SERIE A/ RJ – Rezadeira de 81 anos será homenageada pela Renascer de Jacarepaguá no carnaval de 2020

Poucos metros separam a pequena casa de dona Maria Oneida Neves Paulo, em Rio das Pedras , da Tenda Espírita de São Floriano , da qual é mãe de santo. Mas ela não faz a curta travessia sem ser cumprimentada. Pudera. Dos seus 81 anos, 61 foram passados na Rua Velha, um dos primeiros logradouros da comunidade. Quando chegou, estima, havia cerca de dez casas. Com uma história que se confunde com a de Rio das Pedras, Dona Maria, como ficou conhecida, é uma das homenageadas no enredo “Eu que te benzo, Deus que te cura!”, que a Renascer de Jacarepaguá levará para a avenida em 2020.

A história do terreiro onde atua é longa e data de bem antes de ela se fixar em Rio das Pedras. O espaço dedicado à umbanda está na terceira geração: foi fundado por seus avós em Trajano de Moraes, no Norte Fluminense. Dona Maria aprendeu tudo com os pais. As rezas em forma de canto são originárias do quilombo onde o pai viveu. Caçula de nove irmãos, ela assumiu o centro há 15 anos.

Entre as bênçãos mais pedidas estão a cura de doenças e o fim do desemprego. Tudo é resolvido, explica, com água, luz (velas), flores, defumadores e rezas. Os atendimentos são gratuitos. As contribuições variam de acordo com o bolso e a gratidão pela graça alcançada.

A ideia foi do carnavalesco Ney Júnior e do presidente da escola, Antônio Salomão, que buscavam um tema de fácil identificação com o público. O resgate “desse dom que já está esquecido”, segundo Salomão, se dá a partir das histórias de senhoras que recebem todos, independentemente da religião.

Por Waldir Tavares
Fonte O Globo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp