SP – Camisa Verde e Branco completa 69 anos de história neste Domingo

O trevo mais amado do carnaval paulistano completa hoje 69 anos de existência, a Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco é uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade de São Paulo, fundada a 4 de setembro de 1953, foi a primeira escola na região da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.

Suas cores são verde e branco, um trecho do seu samba exaltação diz: “Verde…verde que te quero verde, minha alma fez raiz na barra funda, berço no meu carnaval…” Tamanha a grandiosidade do camisa que a escola conseguiu se tornar madrinha da coirmã Gaviões da Fiel, e mesmo que a gaviões não tenha afinidade pela cor verde, esse caso não se aplica, pois a fundação do Camisa Verde e Branco se deu por alguns componentes da escola Vai Vai, onde muitos deles eram torcedores da Gaviões da Fiel Torcida.

A escola venceu o grupo principal do carnaval paulistano por nove vezes, nos anos de 1974, 1975, 1976, 1977, 1979, 1989, 1990, 1991 e 1993. Erica ferro é a atual presidente da escola e tem o desafio de levar a escola de volta a elite do carnaval paulistano. Em 2012 foi a última vez que desfilou no grupo especial da terra da garoa, atualmente a escola segue no grupo de acesso 1 buscando pelo título de campeã.

Camisa Verde e Branco - 17/02/2012 - Cotidiano - Fotografia - Folha de  S.Paulo
Última passagem da escola pelo grupo especial em 2012 – Foto: Uol

Para o Carnaval 2023 o Camisa Verde e Branco vai apresentar o enredo “Invisíveis“, criado e desenvolvido pelo carnavalesco Renan Ribeiro. O objetivo do tema é exaltar as minorias, pontuando os direitos básicos que são negados pelo sistema elo sistema, seguindo como base a história é inspirado pelas expectativas geradas da constituição brasileira, em 1988. Destacando a população menos favorecida, que segue à margem da sociedade, e suas lutas dignas, a agremiação vai homenagear as lideranças que buscaram humanizar o sistema, como Zilda Arms, Lélia Gonzales, Marielle Franco, Padre Julio Lancellotti, Paulo Freire, Darcy Bibeiro, Dom Evaristo Arms e outros.

Explanação sobre o enredo de 2023

Novas Contratações: A escola está se preparando para o próximo carnaval reforçando seu elenco, a chegada de grandes nomes conduzem o camisa em 2023, dentre eles o intérprete oficial, Clovis Pê diretamente do Rio de Janeiro, novo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Alex Malbec e Jessika Barbosa, Jonathan Paulino como coreógrafo da comissão de frente. Seguindo em permanência com cargo renovado, está o mestre de bateria Jeyson Ferro e Renan Ribeiro, carnavalesco da escola.

Intérprete da escola, Clovis Pê, deixa seu recado convidando toda comunidade para a grande festa de aniversário da escola, que irá acontecer neste domingo (4), à partir das 13h, em sua quadra de ensaio.

Carnaval 2022: No ultimo carnaval a escola apresentou o enredo “Rezadeiras — Na Fé do Trevo, Eu Te Benzo! Na Fé do Trevo, Eu Te Curo!”, somando 269,5 pontos, chegando com a 5ª colocação no grupo de Acesso. Confira o desfile!

Desfile do Camisa Verde e Branco em 2022 – Fonte: Reprodução do canal da Liga Carnaval SP

O samba esta em festa, parabéns Camisa uma das escolas mais tradicionais do Carnaval!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp