Baluarte do samba, cantora e compositora, Dona Ivone Lara será homenageada no carnaval de São Paulo, em 2023. A saudosa sambista será o enredo da X-9 Paulistana no desfile da escola do próximo ano.
Durante o encontro da comitiva da X-9 com os familiares de Dona Ivone, em Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro, Alfredo Lara, o filho da homenageada, revelou toda emoção em ter a história de sua mãe eternizada no maior espetáculo da Terra.
A BALUARTE
Yvonne Lara da Costa nasceu em 13 de abril de 1922. O ano é bastante confundido com 1921, como consta, inclusive, em documentos da artista. De acordo com dados publicados em sua biografia, a mãe de Yvonne forjou o ano de nascimento para aumentar a idade da menina em um ano e, assim, fazer com que ela fosse aceita em um colégio interno, em 1932.
Ao longo de sua carreira, ganhou muitos prêmios e homenagens. No carnaval de 2012, foi tema do enredo da Império Serrano – Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba. Em 2016, a honraria veio do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, principal condecoração anual do governo brasileiro à área da cultura.
Dona Ivone Lara morreu no dia 16 de abril de 2018. Seu corpo foi velado na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, e enterrado no Cemitério de Inhaúma.
Ao longo de sua carreira, participou como atriz de algumas produções, como o filme A Força de Xangô (1978), de Iberê Cavalcanti. Em 2018, o musical Dona Ivone Lara – O musical – Um sorriso negro, idealizado por Jô Santana, homenageou a vida e a carreira da sambista. Para o Carnaval de 2023, o G.R.C.E.S. X-9 Paulistana, trará a história dessa grande representatividade do samba como enredo e garante que será emoção do início ao fim. O projeto está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Leno Vidal.