SP – (Grátis) Exposição “Ratos e Urubus”, lembra os 30 anos do desfile da Beija Flor, fica até Março em SP

Até o dia 1º de março pode ser vista no Centro Cultural São Paulo, a exposição Ratos e Urubus, lembrando os 30 anos do desfile Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia (1989), da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, concebido pelo artista carnavalesco Joãosinho Trinta. Meses antes do desfile, ocorrido em 1989, a Arquidiocese do Rio de Janeiro proibiu o uso da imagem, porém Joãosinho Trinta decidiu cobrir o Cristo com um saco preto e incluiu a mensagem “mesmo proibido olhai por nós”, eternizando a imagem como uma das mais emblemáticas dentro daquilo que se imagina como plastica carnavalesca.

Com curadoria de Carlos Eduardo Riccioppo e Thaís Rivitti, a exposição traz uma seleção de artistas e obras contemporâneas que dialogam com o carro abre-alas, trazendo para a atualidade as questões e polêmicas suscitadas pelo desfile histórico.

A exposição traz  trechos de vídeos, desenhos  das alegorias e toda plastica e idéas pensadas pelo “Artista Genial”.

Nomes expressivos da arte moderna e contemporânea integram com obras que dialogam com o desfile. Entre eles, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, que apresentam “Swinguerra”, Arnaldo Antunes com uma obra sonora, Augusto de Campos com o poema visual “Lixo Luxo” e Nuno Ramos com uma instalação que serve carne bovina para bichos comerem.

SERVIÇO

Exposição “Ratos e Urubus”
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – livre – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – Piso Caio Graco (Sala Tarsila do Amaral)
Entrada gratuita – sem necessidade de retirada de ingressos

Por Redação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp