Desfilando desde o carnaval de 2019 no grupo de acesso 2 do carnaval paulista, a Imperador do Ipiranga nesse 27 de setembro festeja seus 53 anos de fundação.
O último desfile da agremiação no grupo de elite da folia paulista foi no carnaval de 2010 quando apresentou o enredo “Da Antiguidade a Tecnologia: Medicina, A Nobre Arte de Salvar Vidas” do carnavalesco Anselmo Brito.
Nunca a Imperador do Ipiranga ganhou um campeonato desfilando no grupo principal das escolas de samba de São Paulo, tendo ido campeã nos carnavais de 1972, 1984, 1992 e 2006 desfilando no grupo de acesso da capital paulista.
Para o próximo carnaval de 2022 a agremiação vai apresentar o enredo “Imperador e Nações Unidas: Semeando amor para colher felicidade”, no retorno do carnavalesco Anselmo Brito à escola, onde esteve pela última vez no ano de 2010.
O samba para o próximo desfile da agremiação é de autoria dos compositores Xandinho Nocera, Nando do Cavaco, Tuca Maia, André Filosofia, Ronny Potolski, Diley Machado, Leandro Bata’s, Leandrinho LV, Nellipe Costa e Alcides Júnior.