O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu liberar a entrada de crianças com mais de 6 anos no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, para os ensaios e desfiles das escolas de samba do carnaval 2022. Será exigido comprovante com esquema vacinal completo contra a Covid-19. A entrada de crianças menores de 5 anos, no entanto, continua proibida.
Em portaria publicada nesta segunda-feira (21), a juíza Fátima Pereira da Costa e Silva, da Vara da Infância e Juventude de Santana, voltou atrás de uma decisão de janeiro que proibia a entrada das crianças no evento. A medida havia sido tomada quando a vacinação a Covid-19 para essa faixa etária ainda não estava disponível no estado de São Paulo. Com o avanço da imunização, a magistrada decidiu rever a proibição anterior.
De acordo com a nova portaria, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos poderão participar dos desfiles e ensaios nas arquibancadas e na pista desde que devidamente autorizados ou acompanhados pelos responsáveis. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas até esta terça-feira (22) doses equivalentes a mais 100% da população de 12 a 17 anos da cidade, completando o esquema vacinal.
Já em crianças de 5 a 11 anos, foram aplicadas 905 mil primeiras doses, representando cobertura vacinal de 83,6%. Também foram aplicadas 419 mil segundas doses, em 38,7% dessa parcela da população.