O dezoito de outubro é especial para o carnaval paulista, já que nesse mesmo dia festejam aniversário Rosas de Ouro e Mancha Verde. A Sociedade Rosas de Ouro é a escola madrinha da Mancha Verde.
Fundada no ano de 1995, a Mancha Verde alcançou o alto do pódio no carnaval paulista no ano de 2019, desfilando no grupo principal das escolas de samba paulistas. Nesse carnaval o enredo apresentado foi “Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra” desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas.
Sediada no bairro paulista da Barra Funda, a Mancha Verde desfila no grupo principal do carnaval de São Paulo de forma ininterrupta desde o ano de 2017.
Foi lá no início do ano de 1995, que a torcida Mancha Verde (Palmeiras) decidiu participar do Carnaval, acertando sua participação junto à EESP, realizando as modificações necessárias em seu estatuto.
Acontece que em função de uma briga entre integrantes da Mancha Verde e da torcida Independente, ligada ao São Paulo Futebol Clube, a Justiça acabou decretando, ainda em 1995, a extinção do então Grêmio Recreativo Esportivo Cultural Torcida Mancha Verde como pessoa jurídica.
Mas como os componentes da torcida permaneceram se reunindo após esse acontecimento, para que continuassem a poder fazê-lo de modo oficial, no dia 18 de outubro de 1995 assinaram a oficialização do Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Mancha Verde.
O primeiro desfile da entidade se deu no carnaval paulista de 1996, no então grupo que reunia os blocos, tendo sido bicampeã nesse grupo nos anos de 1997 e 1998.
No carnaval de 2005 a Mancha Verde desfilou pela primeira vez no grupo principal das escolas de samba paulistas, ocasião em que apresentou o enredo “Da pré-história aos transgênicos: Mato Grosso, Uma Mancha Verde no coração do Brasil”, tendo desfilado nesse mesmo grupo até o carnaval de 2013.
O carnaval paulista de 2013 foi desastroso para a Mancha Verde, que obteve apenas a décima terceira colocação, com o enredo “Mário Lago – Um homem do Século XX”, situação esta que rebaixou a escola para o grupo de acesso no desfile de 2014.
O vice campeonato alcançado em 2014 devolveu a Mancha Verde ao grupo principal paulista no carnaval de 2015, mas de novo um décimo terceiro lugar levou a escola para o grupo de acesso em 2016.
Um campeonato no carnaval de 2016, promoveu a Mancha Verde para o grupo principal em 2017, grupo no qual desfila até hoje.
Para seu próximo desfile no Anhembi a escola anunciou o enredo “Planeta Água”, com samba de autoria dos compositores Marcio André Filho, Marcelo Lepiane, Lico Monteiro, Rafael Ribeiro, Richard Valença, João Perigo, Solano Mota, Leandro Thomaz, Telmo JB, Lanza Muniz e Rosali Carvalho.
Parabéns Mancha Verde…
Por Sidnei Louro Jorge Júnior