Desfilando no grupo especial das escolas de samba da capital de São Paulo de forma ininterrupta desde o carnaval de 2015, nesse dez de janeiro a Unidos de Vila Maria, sediada no Jardim Japão, festeja seus 68 anos de fundação.
A agremiação paulista das cores verde, azul e branco nunca foi campeã desfilando no principal grupo do carnaval paulista, mas conta em sua galeria de troféus com três campeonatos no grupo de acesso e um no Grupo 2-UESP.
Fonte de muito orgulho para a comunidade da escola é o projeto social chamado “Vila Maria – Um Caso de Amor”, que a cada ano atende cerca de onze mil pessoas, projeto esse que teve início no ano de 2001, contando atualmente com atividades esportivas, cursos profissionalizantes e no segmento cultural, bem como atendimentos de saúde.
A escola ainda possui uma escola de samba mirim, a Mulekada da Vila, com elenco de canto, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, passistas e bateria.
A Unidos de Vila Maria foi fundada no ano de 1954, a partir de um grupo de amigos que moravam na parte alta do distrito de Vila Maria e imediações, que se reuniam para brincar o carnaval pelas ruas do bairro, da Vila Munhoz até a Vista Alegre. Assim, surgiu em 1950 a escola de samba Unidos do Morro da Vila Maria (nome que permaneceria até 1971), sendo oficializada em 10 de janeiro de 1954.
No ano de 1968, no primeiro desfile oficial da cidade de São Paulo, a Vila Maria conquista o título do Grupo 2 (atual Grupo de Acesso), com um enredo que falava sobre Villa Lobos.
Voltou a ser campeã no carnaval de 1998, desfilando no grupo 2-UESP quando apresentou o enredo “Uma Viagem à Atlântida” e posteriormente em 2001 com o enredo “Vila Maria: A Seguir As Cenas dos Próximos Capítulos”, dessa vez no grupo de acesso.
O carnavalesco Lucas Pinto levou a Vila Maria a um novo campeonato no carnaval de 2014, quando desenvolveu o enredo “Nos Meus 60 Anos de Alegria – Sou Vila Maria, e Faço a Festa Resgatando do Passado Brinquedos e Brincadeiras de Criança”, quando a escola ainda desfilava no grupo de acesso.
O carnaval de 2017 foi especial para a agremiação, quando apresentou o enredo “Aparecida – A Rainha do Brasil. 300 Anos de Amor e Fé no Coração do Povo Brasileiro” do carnavalesco Sidnei França, tendo alcançado a sétima colocação.
Com trabalho dos carnavalescos Alexandre Louzada e Cristiano Bara, a escola conquistou um quarto lugar na apresentação do enredo “Nas Asas do Grande Pássaro o Voo da Vila Maria ao império do Sol” no carnaval de 2019.
Para o próximo carnaval paulista a escola vai levar para a passarela do Anhembi o enredo “O Mundo Precisa de Cada Um de Nós” com samba enredo dos compositores Dudu Nobre, Zé Paulo Sierra e Diego Nicolau.
PARABÉNS VILA MARIA…
Por Sidnei Louro Jorge Júnior