Os representantes da Liga Independente das Escolas de São Paulo se reuniram nesta terça-feira (9) com João Doria, governador de São Paulo, para falar sobre o Carnaval SP 2022 e o reconhecimento das práticas e saberes carnavalescos como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo.
Há anos, o Carnaval das escolas de samba não era recebido por um chefe do poder executivo do Estado de São Paulo. O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado. Participaram, ainda, o secretário Estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão; a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Nayra Kamon; e o superintendente de Comunicação da Sabesp, Fabio Toreta e o Deputado Federal Alexandre Frota.
A Liga-SP foi representada pela vice-presidente, Luciana Silva, também presidente da Tom Maior; Paulo Serdan, presidente da Mancha Verde; e Lúcia Helena Silva, do Departamento Sociocultural da Liga-SP.
O registro do Carnaval como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo foi concedido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) ainda em 2020. Abordado em reunião com o governador João Doria, o título dá ao Carnaval das escolas de samba de São Paulo, suas práticas carnavalescas e também os saberes e fazeres característicos das entidades o reconhecimento como parte importante da história cultural de São Paulo e também protegidos pelo Estado, para que, ao longo dos anos, a tradição se mantenha.