Campeã por sete vezes no grupo principal das escolas de samba paulistas, a Rosas de Ouro ganhou o carnaval na capital de São Paulo pela última vez no ano de 2010, quando apresentou o enredo “Cacau: um grão precioso que virou chocolate, e sem dúvida se transformou no melhor presente“, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas.
De lá para cá como melhores colocações a escola conquistou três vice-campeonatos consecutivos nos anos de 2012, 2013 e 2014 todos com desfiles idealizados pelo carnavalesco Jorge Freitas.
No carnaval passado a escola azul e rosa trouxe para a passarela do Anhembi o enredo “Tempos Modernos“, dessa vez desenvolvido pelo carnavalesco André Machado, tendo conquistado a sétima colocação.
Par seu próximo desfile a agremiação da Presidente Angelina Basílio apresentará o enredo “Sanitatem“, que será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes, que até o carnaval passado fazia dupla com o também carnavalesco carioca Paulo Barros na Gaviões da Fiel.
O festival que escolheu o samba enredo para seu próximo desfile, assim como aconteceu em outras agremiações, aconteceu através de eliminatórias não presenciais, tendo a escola recebido 21 composições, até que na grande final, transmitida por meio de uma live promovida pela escola, quatro obras concorreram a ser o samba da escola para embalar seu próximo desfile.
Ao final a obra escolhida foi aquela dos compositores Godoi, Luciano Godoi, Diego Nicolau, André Ricardo, Marcelo Adnet, Douglas Chocolate, Jacopetti, Cacá Mascarenhas, Liso, Antonio Júnior, Hudson Luiz e Andréia Araújo.
LETRA DO SAMBA:
A BÊNÇÃO, MEU VELHO
MEU VELHO, OBALUAÊ
NO SEU XAXARÁ, A CURA
NA PALHA, O SEU PODER
VISTO AZUL E ROSA
EVOCO OS ANCESTRAIS
PEÇO PROTEÇÃO
COMEÇAM RITUAIS…
COURO DO TAMBOR, CORAÇÃO XAMÃ
ÁGUA DO RIO, PURIFICAÇÃO
É FOGO QUE O TEMPO NÃO APAGA
ATABAQUE DE CRIOULO, REZADEIRA NA SENZALA
DANÇA, PAJÉ… É MAGIA DA FLORESTA
DEIXA GIRAR… O POVO DE ARUANDA
AMÉM, PRO SANTO LOUVAR
CANTA ROSEIRA, DEIXA A FÉ TE GUIAR
APAGO A LUZ E ACENDO VELA PRA SAUDAR
DOBRO OS JOELHOS E ME CURVO PARA O PAI
PAI DE TANTAS FACES E CAMINHOS
EM TUAS MÃOS, ENTREGO O MEU DESTINO
DEUS ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, SALVADOR
FAÇO MINHAS PRECES AO SENHOR
LONGE DE MIM TER SUA FORÇA E PODER
SUA CIÊNCIA, INTELIGÊNCIA MILENAR
O POVO CANTANDO EM ORAÇÃO
A ALMA E O BRILHO NO OLHAR
ENTENDA QUE O SAMBA TAMBÉM TEM O DOM DE CURAR
VEM CELEBRAR, É FESTA NO TERREIRO
TEM IDENTIDADE, MEU BATUQUE CURANDEIRO
SAUDADE DE TE ABRAÇAR
ROSAS, A MAIS LINDA FLOR
Por Sidnei Louro Jorge Júnior