SP – Sambódromo do Anhembi completa seus 30 anos de fundação nesse primeiro de fevereiro

O Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, popularmente conhecido como sambódromo do Anhembi, localizado na zona norte da capital do estado de São Paulo, completa hoje 30 anos de fundação.

Nesse espaço são realizados anualmente os desfiles dos três principais grupos das escolas de samba do carnaval paulista, hoje organizados pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Desde o mês de janeiro deste ano de 2021, o Sambódromo do Anhembi passou a ser gerenciado pela GL Events Brasil Participações, que ganhou a licitação para concessão durante os próximos 30 anos, ficando a empresa responsável pela reforma, gestão, manutenção, operação e exploração comercial das estruturas do complexo.

projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, tendo sido inaugurado na data de 01 de fevereiro de 1991.

A pista de desfile  tem cerca de 530 metros de comprimento por 14 metros de largura, contando com um piso de concreto estrutural antialagamento, além de ter capacidade para cerca de 30.000 pessoas.

Na época de sua inauguração, o Anhembi tinha capacidade para apenas 10.000 pessoas. Posteriormente no ano de 1995, com a conclusão de alguns módulos de arquibancada, sua capacidade passou dos 10 mil para 20 mil. Sendo que somente em fevereiro de 1996, com todos os setores concluídos, que foi entregue o Sambódromo com sua capacidade ampliada para 30.000 pessoas.

Projeto da São Paulo Turismo iniciado em 31 de outubro de 2020, transformou o Sambódromo em um espaço de lazer aberto ao público e com entrada totalmente gratuita. Há a Arena de Lazer com 2 km de pista de bicicleta, área para corrida e caminhada, área pet, espaço de alimentação, aluguel de bicicleta, triciclo, patins e skate, e exposição sobre o Carnaval, entre outras atrações.

Como as maiores campeãs do carnaval paulista desde a inauguração do Anhembi em 1991 destacamos a tradicional Vai-Vai com dez campeonatos, Mocidade Alegre com seis vitórias, Sociedade Rosas de Ouro que conquistou quatro títulos e a Gaviões da fiel que chegou ao ponto mais alto do pódio em sete carnavais.

A tradicional Rosas de Ouro foi a grande campeã no carnaval paulista no ano da inauguração da passarela do Anhembi empatada com a Camisa Verde e Branco, quando apresentou o enredo “De piloto de fogão a chefe da nação” do carnavalesco Raul Diniz. A Camisa Verde e Branco apresentou o enredo “Combustível da Ilusão” do carnavalesco Claúdio Quatrucci.

No próximo carnaval paulista a  Tradição Albertinense vai comemorar esses 30 anos do Anhembi com o enredo “A Passarela é de Vocês! 30 Anos de Anhembi, É Tradição, Podem Aplaudir!” dos carnavalescos Guilherme Estevão e Fábio Flisch, desfilando pelo grupo de Acesso 2.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp