Cinco vezes campeã do carnaval paulista, a Unidos do Peruche, comemora nesse quatro de janeiro seus 66 anos de fundação.
Desde o carnaval do ano de 2020 a agremiação desfila no grupo de acesso 2 do carnaval paulista, sendo que para o carnaval de 2022 vai apresentar o enredo “Água… Divinas Bençãos”, do carnavalesco Mauro Xuxa.
Desfilando no grupo especial do carnaval paulista, a agremiação perucheana foi a grande campeã nos anos de 1957, 1962, 1965, 1966 e 1967, com apresentações arrebatadoras.
A grande voz do carro de som da escola, reconhecida nacionalmente é a cantora Eliana de Lima, que esteve a frente dos interpretes da escola pela última vez no carnaval de 2003. Jamelão também foi interprete da agremiação, hoje sediada no bairro do Limão.
A Peruche foi fundada na década de cinquenta por um grupo de amigos que participavam da escola de samba Lavapés, escola madrinha da aniversariante desta data, que é conhecida como “a filial do samba”, possuindo em seu pavilhão as mesmas cores da bandeira do nosso país.
No carnaval paulista de 2015 a Peruche foi campeã pela última vez, desfilando no grupo de acesso, quando apresentou o enredo “Karabá e a lenda do menino de coração de ouro” do carnavalesco Murilo Lobo.
No carnaval de 2018, último carnaval desfilando no grupo principal das escolas de samba paulistas, o carnavalesco Mauro Quintaes desenvolveu o enredo “Peruche celebra Martinho: “80 anos do Dikamba da Vila”.
Para 2022 o samba enredo da Peruche é de autoria dos compositores D’Xangô, Douglas Chocolate, Salles, Juliano, Celsinho Mody, Guga Pacheco, Tio Do, Paulinho Sorriso, Arnaldo Luz e Marcio Zanato.
PARABÉNS PERUCHE…
Por Sidnei Louro Jorge Júnior