Seria redundante falar sobre a organização do carnaval paulista e a sua grande evolução nos últimos anos como grande manifestação da cultura popular brasileira.
Com vistas ao próximo carnaval, já que neste momento de pandemia não se tem nem mesmo a certeza de carnaval em suas datas agendadas no mês de fevereiro de 2021, várias escolas paulistas já receberam sambas concorrentes a serem seus hinos oficiais para o próximo carnaval no Anhembi.
Nos sites especializados em carnaval já se encontram sambas concorrentes da Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde, Mocidade Alegre e Colorado do Brás, agremiações onde a escolha do samba para 2021, pelo menos em sua etapa inicial, deverá se dar de forma virtual, visto as recomendações das organizações da saúde frente a esta pandemia da COVID19.
Pelos sambas concorrentes já publicizados o intercâmbio entre Rio de Janeiro e São Paulo é algo também muito interessante, já que vários sambas são de autoria de compositores reconhecidos na capital fluminense e que aos poucos querem também fazer parte da história do carnaval paulista.
Mas já temos escola paulista que está com seu samba para o próximo carnaval devidamente escolhido, como é o caso da Amizade Zona Leste, desfilante do grupo de acesso 2, que no próximo reinado de Momo levará para a pista de desfile o enredo “Dandara” do carnavalesco Ednei Pedro Mariano.
Enquanto não se tem nada de definitivo quanto a realização ou não do carnaval de 2021 em suas datas oficias, o amante do carnaval pode ir aproveitando o lançamento dos enredos, as lives promovidas por diversas escolas de samba e as disputas virtuais de samba enredo nas agremiações que demonstram organização interna para passarem por este momento.
Por Sidnei Louro Jorge Júnior