Viradouro em Exposição nos EUA: Uma Janela para o Carnaval Carioca em Washington Dulles

A magia e o esplendor do Carnaval carioca estão em destaque em uma exposição inédita no Aeroporto Internacional Washington Dulles, nos Estados Unidos. Vinte e nove fotos capturadas pelas lentes da talentosa fotógrafa Renata Xavier revelam a beleza e a emoção dos desfiles da Unidos do Viradouro nos últimos anos, incluindo o desfile campeão de 2024, “Arroboboi, Dangbé“.

A iniciativa, que leva o nome de “Arte Box“, é idealizada pelo Arte Institute, uma organização sem fins lucrativos sediada em Nova York. Com o objetivo de promover a arte de países de língua portuguesa e projetos de arte contemporânea em espaços não tradicionais, o instituto já realizou mais de mil exposições em 38 países e 118 cidades nos últimos 13 anos.

A exposição no Aeroporto Dulles oferece aos visitantes uma oportunidade única de conhecer a riqueza cultural do Carnaval carioca, transcendendo a mera diversão e revelando a arte presente em cada detalhe dos desfiles. As fotos de Renata Xavier capturam a grandiosidade das fantasias, a sincronia dos movimentos dos passistas e a vibração da bateria, transportando o público para o coração da festa mais popular do Brasil.

Uma Oportunidade Única para Ampliar a Visibilidade da Viradouro

Ana Ventura Miranda, diretora do Arte Institute, destaca a importância da exposição para a imagem da Viradouro e da cidade de Niterói: “Anualmente, circulam pelo Aeroporto Washington Dulles 25 milhões de pessoas. Essa visibilidade é crucial para a escola e para a cidade, apresentando o Carnaval como algo mais do que apenas um evento de entretenimento, mas sim como uma rica manifestação cultural que celebra a arte e a criatividade.”

A Jornada da Exposição Continua

Após sua abertura no dia 4 de julho, a exposição “Arte Box” permanecerá no Aeroporto Dulles até o dia 1º de outubro. Outras mostras, também com fotos de Renata, estão previstas para os próximos meses, no Centro Carioca de Fotografia (Travessa do Comércio 11 – Centro Histórico – Rio de Janeiro); de 26 de julho a 24 de novembro; no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, Portugal, de novembro deste ano a janeiro de 2025; e no MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói), de 14 de dezembro de 2024 a 09 de março de 2025.

Facebook
Twitter
WhatsApp