A Independente de Boa Vista, uma das favoritas ao título do Carnaval de Vitória 2025, recebeu uma forte crítica do prefeito de Cariacica (Cidade de origem da escola), Euclério Sampaio-MDB, após apresentar uma ala em homenagem ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em seu desfile no último sábado (22).
A escola, que homenageou o fotógrafo Sebastião Salgado com o enredo “Os Olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado“, do carnavalesco Cahe Rodrigues, retratou em uma de suas alas o cotidiano de participantes do MST, movimento que foi amplamente fotografado por Salgado em diversas ocasiões.
No entanto, a representação do MST não agradou o prefeito Euclério Sampaio (MDB) , que emitiu uma nota de repúdio classificando o movimento como “criminoso, que espalha terror e tristeza no campo”. A nota também alerta para o risco da agremiação perder o repasse financeiro do município nos próximos anos.
Apesar da crítica do prefeito, a vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro, representou o município no desfile e desfilou ao lado de outras lideranças da cidade.
Em nota, a Independente de Boa Vista esclareceu que a representação do MST no desfile visou “unicamente destacar esse aspecto importante da obra do fotógrafo, evidenciando a realidade de milhares de brasileiros e promovendo uma reflexão sobre o tema, sem qualquer conotação partidária ou política”.
A escola também ressaltou seu compromisso com a cultura e o desenvolvimento social da comunidade, além de sua importância na geração de emprego e renda para a região.