As fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro, na última terça-feira, (07/02), afetaram barrações, quadras e espaços culturais da cidade maravilhosa.
Um dos locais que sofreu danos, foi o Museu do Samba, localizado no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio. Uma parte do teto do local acabou desabando, atingindo a área de reserva técnica da instituição, onde são guardados itens do acervo.
Nilcemar Nogueira, fundadora do museu, e equipe de funcionários conseguiram embalar o acervo de fantasias e impedir a água de escoar para o primeiro piso, onde ficam as três exposições permanentes – “A História do Samba”, “Simplesmente Cartola” e “Dona Zica da Mangueira, do Rio e do Brasil”.
O Museu do Samba conta com cerca de 45 mil objetos e documentos e acervo audiovisual com 170 depoimentos de figuras históricas do gênero musical. Na coleção, há peças que pertenceram a personalidades históricos como Cartola, Nelson Sargento, Candeia, entre outros.
Em nota, o IPHAN afirma que uma equipe técnica foi até o local para calcular o impacto.
“A vistoria constatou a queda de parte do forro do imóvel, majoritariamente nas áreas da edificação que não receberam melhorias do Instituto. Ainda assim, o Iphan vai notificar e empresa contratada devido aos trechos afetados que receberam obras da autarquia. Não houve desabamento do telhado”.