RJ – Com Cristiano Moratto, Unidos do Viradouro resgata tradição dos Destaques de luxo desfilando no chão

Para o próximo carnaval a Unidos do Viradouro pretende resgatar uma tradição de saudosos tempos do carnaval carioca. Ilustrando parte da saga de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, enredo da vermelha e branca, o carnavalesco Tarcísio Zanon convidou o performático Destaque de Luxo Cristiano Moratto para desfilar no chão, abrindo o segundo setor do desfile.

Desde o surgimento dos Destaques na avenida, até a o inicio dos anos 70, nomes como Clovis Bornay e Isabel Valença reinavam absolutos desfilando suas fantasias no chão. Com a transformação estética e gigantismo das escolas de samba, a partir dos anos 80, estes artistas passaram compor o contexto cenográfico das alegorias. Em 1982, houve a proibição de figuras vivas sobre carros alegóricos e tripés. No ano seguinde a proibição foi abolida.

Carnaval de 1978, Wanda Batista, vestida de Marquesa de Santos, e Pedrinho, de Dom Pedro I em desfile da Portela – Arquivo.

Moratto vai desfilar à frente do grupo que representa a “procissão dos degenerados“, personificando a bula papal “Romanus Pontifex“. O alvará emitido pelo Papa Nicolau V, para o rei Afonso V de Portugal, que na época instituia o direito de comercializar e escravizar habitantes dos territórios conquistados no século XV.

A presença do Moratto é uma forma de diversificar o desfile. Ele representa o poder da igreja, que libera Portugal na condição de escravizar povos, e também a incidência deste episódio na sociedade escravocrata colonial brasileira, no qual Rosa Maria estava subordinada“, explica o jornalista e pesquisador João Gustavo Mello, autor da sinopse do enredo da Unidos do Viradouro.

“Fiquei muito feliz e honrado por ter recebido esse convite, principalmente por se tratar de um emblemático personagem na história de Rosa Maria Egipcíaca. Por mais que eu tenha todos esses anos de avenida, cada desfile é uma sensação única, indescritível”, comenta Moratto sobre a nova experiência.

Neste ano, a Viradouro se baseia no livro “Rosa Egipcíaca: uma santa africana no Brasil“, de Luiz Mott, para contar a vida de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no país. Desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, o enredo também destaca o pioneirismo da personagem, em importantes aspectos de sua história, onde foi  escravizada, meretriz, feiticeira, beata e escritora. A Vermelho e branca encerra os desfiles do Grupo Especial, na segunda feira, 20 de Fevereiro.

Ensaio técnico Viradouro em 11 de Fevereiro de 2023

Além de Moratto, a Viradouro possui time de Destaques consagrados no carnaval do Brasil, como Edmilton Paracambi, Maurício Pinna e Luanda Ritz. No último Sábado (11/02), todos participaram do ensaio técnico da escola de Niterói.

Vídeo – Vanessa Alexandre/CN1 Brasil

Outros Projetos para o Carnaval de 2023

Este ano, Moratto estará mais uma vez no abre alas da sua escola de coração, a União da Ilha do Governador, e também na 4ª alegoria da Estação Primeira de Mangueira.

Também agradeço aos queridos carnavalescos Annik Salmom e Guilherme Estevão pelo convite, para representar : Muzenza – O Leão Indomável, um dos blocos mais tradicionais afro da Bahia

Na tricolor insulana, que fará homenagem ao centarário da Portela, Moratto trabalha na releitura, proposta pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, de um dos figurinos usado pelo saudoso Clóvis Bornay em desfile pela Àguia de Madureira. A roupa, feita de metal cromado, recebeu acabamento delicado e trabalhoso que promete impacto na avenida.

Participar por mais um ano do maior espetáculo da terra, dando vida a esses personagens incríveis, é emocionante! Sou muito grato a todos esses convites e oportunidades “, finaliza o artista.

Ao contrário do que muitos pensam, grande parte dos Destaques de Luxo confeccionam suas próprias fantasias e esplendores. No caso de Cristiano Moratto, que completa 30 anos de avenida, ele conta com apoio do fiel escudeiro Marcelo Oliveira e do atelier Avant Première Atelier, comandado pela dupla de figurinistas Vanessa Castro e Adriano Vasconcelos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp