RJ – Em busca de mais um título, Unidos do Viradouro realiza ensaio técnico marcado pela emoção

Campeã do carnaval de 2020,  a Unidos do Viradouro fechou os ensaios técnicos  do Grupo Especial, no sábado, 11 de fevereiro de 2023.

Presidida por Marcelinho Calil e Terceira colocada no último carnaval, a vermelha e branca de Niterói, um dos maiores municípios do Rio de Janeiro, levou sua comunidade para testar o canto e evolução antes dos desfiles oficiais de 2023.

Neste ano, a Viradouro se baseia no livro “Rosa Egipcíaca: uma santa africana no Brasil“, de Luiz Mott, para contar a vida de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no país.

Desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, o enredo também destaca o pioneirismo da personagem, em importantes aspectos de sua história, onde foi  escravizada, meretriz, feiticeira, beata e escritora.

Com coreografias marcantes, a Comissão de Frente abriu o ensaio,  sob o comando dos coreógrafos Priscilla Mota e Rodrigo Negri. O casal que estreia na escola, fez história na Unidos da Tijuca, onde foram responsáveis pela célebre comissão de frente no campeonato da escola tijucana em 2010.

Tricampeões do Grupo Especial e com mais um título do Grupo de Acesso, Rute Alves e Julinho Nascimento, em 2023, vão para o seu décimo quinto desfile como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, o quinto pela Viradouro. A dupla mostrou sintonia no bailado de quem quer superar os décimos perdidos no último carnaval.

Edmilton Paracambi, Maurício Pinna e Cristiano Morato, Destaques de luxo consagrados no carnaval do Brasil, também participaram do ensaio.

Desde 2014 no comando do carro de som da Viradouro, o intérprete Zé Paulo Sierra, empolgou o cortejo vermelho e branco, ao som do samba enredo de autoria dos compositores Cláudio Mattos, Dan Passos, Marco Moreno, Victor Rangel, Lucas Neves, Deco, Thiago Meiners, El Toro, Luis Anderson e Jefferson Oliveira.

O time de Musas foi representado por Belinha Delfim, Duda Almeida, Carolina Macharethe, Lorena Improta e Thays Busson. 

Luana Bandeira, que este ano vai representar Rosa Maria em uma de suas várias fases, também esteve presente no ensaio.Comandada por Valci Pelé, a ala de passistas da Viradouro teve a presença da pequena notável Vivi de Assis e Larissa Reis, convidada especial deste ano.

A excelente bateria de mestre Ciça manteve o ritmo até o final do ensaio, o experiente diretor tem a missão de superar os dois décimos perdidos no ano passado. Em seu segundo ano como Rainha dos ritmistas da “Furacão vermelho e branca“, a atriz  Erika Januza brilhou em sua passagem pela avenida.

Em busca de seu terceiro título no Grupo Especial, a Unidos do Viradouro encerra os desfiles do Grupo Especial, na Segunda Feira  de carnaval, dia 20 de Fevereiro de 2023.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp