Nesta quarta-feira, 31 de maio, o Salgueiro, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, abriu sua quadra para apresentar o manifesto “Terra-Livre” e a sinopse para o no Carnaval de 2024. No próximo ano, a vermelha e branca tijucana promete levar o público a uma viagem pela Amazônia com o enredo “Hutukara“.
A expressão “Hutukara“, que significa “nosso lugar” na língua Yanomami, povos originários da região, representa a conexão ancestral entre as comunidades indígenas e a floresta, onde cada elemento é sagrado e possui sua própria história. A agremiação pretende mergulhar na exuberância e nos desafios da maior floresta tropical do mundo, trazendo à tona questões urgentes sobre preservação, respeito e a importância de valorizar a biodiversidade e as culturas ancestrais.
Sinopse
O tema, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira e pelo enredista Igor Ricardo, referenda a importância dos povos originários, representados pelos Yanomami e faz coro com o movimento “Acampamento Terra Livre” (ATL), ocorrido em abril, em Brasília, quando cerca de seis mil indígenas se reuniram na Praça da Cidadania para destacar a demarcação de terras como ação prioritária para a garantia dos direitos originários no país.
Todos os presentes no evento, incluindo comunidade, membros da escola, imprensa e convidados, assinaram um manifesto denominado “Terra Livre”. O documento será enviado ao Distrito Federal.
Disputa de Samba
A disputa de samba-enredo no Salgueiro será aberta a todos os compositores interessados. Ou seja, integrantes de outras agremiações, de outros estados, novos talentos, e mais poderão inscrever suas obras no concurso. O calendário e as regras da disputa serão divulgados em breve através dos canais oficiais da agremiação.