Após repostar no dia 20/11 fotos e contatos para interessados em adquirir a fantasia que denominada ”Maria Madalena ano 2000?, a pagina no Facebook da escola passou a receber uma enxurrada de comentários de pessoas fora do meio carnavalesco, onde as mesmas utilizam a frase “Deus vult“, expressão do latim que em português significa “Deus quer”.
A expressão é histórica e foi usada no século XI quando o Papa Urbano II declarou guerra ao Islamismo através das Cruzadas.
Recentemente a extrema direita Brasileira, inflamada pela ascensão do Governo Bolsonaro, tem se utilizado da expressão. A frase se tornou “uma espécie de palavra de código” propagada em mídias sociais.
Em alguns comentários o tom chega a ser de ameaças, indicando que serão tomadas medidas baseadas nas ações das Cruzadas Católicas durante a era medieval.
Dentro da proposta do enredo verde e rosa para 2020, o figurino associa a figura de Maria Madalena, julgada em sua época por não seguir os padrões vigentes e por isso perseguida, à estética LGBT.
Segundo o carnavalesco Leandro Vieira existe uma discrepância no fato do Brasil ao mesmo tempo que se registra como 90% cristão, ser o país em que mais se mata homossexuais.
Em recente entrevista ao Carnaval N1, o carnavalesco declarou que o enredo ” A verdade vos fará livre” não irá abordar a religião Cristã. Ainda segundo Leandro, a Mangueira propõe ao público uma nova biografia, onde se imagina como seria o cenário caso Jesus Cristo retornasse nos tempos atuais.
Informações para desfilar na ala ”Maria Madalena ano 2000? estão na pagina da escola.
Por Waldir Tavares